terça-feira, 10 de junho de 2014

Veias do membro superior

As principais veias do membro superior são a Veia Cefálica e a Veia Basílica, originam-se na tela subcutânea do dorso da mão a partir da rede venosa dorsal. A ligação entre as veias profundas com as veias superficiais, temos as veias perfurantes.


A veia cefálica é superficial e corre lateralmente ao membro superior (posição anatômica). Tem uma comunicação com a Veia Basílica pela veia intermédia do cotovelo e drena para a Veia Axilar mais medialmente ao trígono clavipeitoral. Essa veia passa entre o músculos deltóide e peitoral maior no braço e muitas vezes é visível na pele.


A veia basílica começa no dorso da região radiocárpica, cruza a margem medial do antebraço em seu terço distal e situa-se na face anterior. Chega à altura do epicôndilo medial e passa a acompanhar a face medial do braço, seguida pelo nervo cutâneo medial do braço.


Veia cubital mediana (ou veia basílica mediana), é uma veia superficial do membro superior. Ela conecta a veia basílica e a veia cefálica e freqüentemente é utilizada para punção venosa (retirar sangue). Ela repousa na fossa cubital superficial à aponeurose do músculo bíceps braquial.


A artéria axilar começa como a continuação da artéria subclávia no exterior das fronteiras da primeira costela, abaixo da média da clavícula. Passa pela axila a tornar-se a artéria braquial, uma vez que deixa a borda inferior de teres major. Ao longo de seu curso que está na musculatura da parede posterior da axila e está rodeado pelas cordas e ramos do plexo braquial.

Há duas veias subclávias (grandes) em cada um dos lados do corpo humano. Cada uma delas é a continuação da veia axilar e une-se à veia jugular interna que forma assim a veia braquiocefálica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário