terça-feira, 10 de junho de 2014

Artérias do membro superior

Começamos com a artéria subclávia, se transforma em artéria axilar e logo depois em artéria braquial profunda. Depois temo a artéria braquial e esta, divide-se em duas artérias, a artéria radial e a artéria ulnar.

Artéria Axilar: possui dois ramos que fazem a circunflexa do úmero (Anterior e Posterior).

Artéria Braquial Profunda (no sulco radial): Possui dois ramos que são chamados de Colateral radial e Colateral média. A colateral radial transforma-se em Artéria recorrente radial e se insere na artéria radial. A Colateral media muda para Recorrente interóssea e se insere na artéria interóssea comum.

Artéria Braquial: esta artéria possui um ramo chamado Colateral Ulnar Inferior. Ao final da artéria Braquial, ela se divide em 2 artérias, a Artéria Radial e a Artéria Ulnar.

Artéria Ulnar: Duas artérias se inserem na artéria Ulnar, a Artéria recorrente ulnar (Anterior e posterior). E um ramo sai dela, a artéria interóssea comum, que da origem a mais duas artérias, a artéria interóssea anterior e artéria interóssea posterior.

Artéria Radial: esta artéria possui o Ramo palmar superficial, junto com a artéria ulnar, possui o Arco palmar profundo e o arco palmar superficial.

Mão: A artéria Ulnar é a principal com vários ramos até a ponta dos dedos, esses ramos saem do Arco palmar superficial e tem o nome de Artérias digitais palmares próprias (nas falanges), com exceção do dedo mínimo, que possui desde os carpos até a ponta do dedo a Artéria Digital Palmar Própria, na região dos metacarpos, temos as Artérias digitais palmares comum e a artéria metacarpal palmar.Com a vista dorsal, vemos as artérias metacarpais dorsais e artéria carpal dorsal. Outra artéria importante é a Artéria Radial, em que, seus ramos enviam o sangue para o dedo polegar e metade do indicador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário